
Historias Inspiradoras conheça Guilherme Cavalheiro ex-acolhido da Acridas
Turismólogo de 23 anos foi umas das duas mil crianças atendidas pela ACRIDAS até hoje.
Oferecer oportunidades e criar condições para que crianças e adolescentes protegidos pela justiça vivam em família em condições dignas. Essa é a missão que a ACRIDAS carrega ao longo desses 35 anos de atuação em Curitiba. Nesse tempo, fizemos parte da infância de cerca de duas mil crianças, que passearam pelos corredores, brincaram e cresceram conosco. Guilherme Cavalheiro foi uma delas.
Entre livros, brinquedos e música
Em 1998, com apenas oito meses, Guilherme chegou na ACRIDAS ao lado dos três irmãos. Sempre proativo, dividia seu dia-a-dia entre ir para a escola, as aulas do coral do HSBC, onde cantou por seis anos, e participar das atividades promovidas pela ACRIDAS, como gincanas e ações culturais. Aqui, viveu até seus 18 anos, onde passou por 12 famílias acolhedoras.
Sobre a estadia na sede da ACRIDAS, Guilherme conta que a experiência foi um aprendizado para a vida. “Serviu para eu ser como sou hoje. Vi e passei por diversas coisas que me agregaram muito e isso tudo virou um aprendizado para mim”, afirma, relembrando os anos que passou na sede.
As viagens que fazia com o coral tiveram influência direta em seu futuro. Quando saiu da ACRIDAS, prestou um ano de serviço militar. Ao sair, decidiu fazer das experiências de viagem sua profissão. Se matriculou na faculdade de Turismo e conquistou o sonhado emprego em uma agência de viagens. O ex-acolhido conta que uma funcionária da Associação, Angela Gonçalves, psicopedagoga há 18 anos, que sempre o acompanhou e ofereceu apoio e dedicação, foi fundamental para a conquista porque o indicou para a vaga.
Nos orgulhamos por ter contribuído com a trajetória de Guilherme e de tantas crianças que participaram do nosso programa de acolhimento. Atuamos para dar a todos uma infância que proporcione amor, proteção e vivência comunitária, para que assim formem-se adultos íntegros e dispostos a multiplicar o bem.
O programa
Guilherme fez parte da nossa história há mais de 20 anos. De lá para cá, caminhamos para que nosso programa de acolhimento esteja em constante aprimoramento, como forma de melhorar e impactar ainda mais positivamente a estadia das crianças atendidas.
O Família Acolhedora atua em parceria com a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) para garantir que todas as crianças protegidas pela justiça que passam pela ACRIDAS tenham um ambiente feliz e familiar. Contamos com a ajuda de profissionais de diversas áreas, como psicólogos e assistentes sociais, que dão todo o apoio para as famílias e para as crianças.
Conheça mais sobre o Família Acolhedora!