Educação Nutricional no Desenvolvimento Infantil
Quando criança, quantas vezes já ouvimos nossos pais falarem: “coma verduras, legumes e frutas pois irá te deixar forte e inteligente” e outros alimentos.
Me recordo que quando criança, eu não gostava de fígado, minha mãe sempre me falava da importância do fígado para minha saúde e para ficar com a pele e cabelos bonitos.
Resisti muito, mas aos poucos fui gostando, e isto de tanto ela pedir e insistir para eu experimentar um pedaço, ela dizia: ” primeiro experimente para então depois dizer se realmente não gosta”. Hoje o fígado é uma das minhas carnes preferidas.
Acredito que o ambiente e os responsáveis pela criança, favorecem e incentivam os bons hábitos alimentares.
A infância é a fase mais importante para a nutrição
Sim, a fase infantil, é a fase que mais se necessitamos de uma boa alimentação, adequada nutricionalmente, para o desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo.
Além disso, a alimentação faz parte do processo educativo e também é uma parte importante do desenvolvimento infantil inicial.
Seabra & Moura acreditam que no ambiente que as crianças moram,
diversas situações do dia-a-dia são constitutivas no desenvolvimento, inclusive o momento de alimentação.
Rossetti-Ferreira, afirmam que a comida vai adquirindo um significado social e, cada vez mais, a criança sente vontade de tocar, sentir os sabores, texturas, cheirar, olhar, ou seja, explorar o alimento.
Por isso, é de devida importância o acompanhamento nutricional e
atividades de educação alimentar e nutricional, pois são fatores essenciais
para este desenvolvimento e construção de bons hábitos alimentares, os
quais irão acompanhar esta criança em todas as fases de sua vida e refletir
no seu futuro.
O acompanhamento e a educação alimentar e nutricional infantil na ACRIDAS é considerado de grande importância, para o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional da criança acolhida.
Além de envolver modificações do hábito alimentar a médio e a longo prazo, as ações de promoção e orientação da saúde formam importante meio de informação e formação de hábitos.
É principalmente na infância que os hábitos alimentares são formados, e são estes hábitos que tendem a permanecer ao longo da vida do indivíduo.
Dentre estas ações realizamos atividades lúdicas, oficina culinária, aulas de educação alimentar e nutricional, rodas de conversa e acompanhamento das refeições. Além da avaliação nutricional individual.
Em relação as mudanças de comportamento alimentar, após as intervenções realizadas até o momento, foram observadas algumas mudanças positivas, como por exemplo: considerável aumento no consumo de verduras, legumes, frutas e de água.
É importante lembrar que o trabalho educativo é uma construção em conjunto com toda equipe, acredita-se que a prática constante de hábitos alimentares saudáveis, pode ser estabelecida a partir de um processo contínuo de educação alimentar e nutricional. Por isso, a importância da realização deste trabalho, promovendo o resgate emocional e a transformação da relação com a alimentação.
Por Lays Souza Nascimento- Nutricionista (CRN 8 7943.) do Acolhimento Institucional da ACRIDAS
O Programa de Nutrição da ACRIDAS tem por objetivo atender as crianças acolhidas em suas necessidades nutricionais mais específicas e apresentar para a criança uma nova perspectiva da alimentação saudável.
Você pode fazer parte desse programa fazendo uma doação para que tenhamos recursos dar às crianças acolhidas acesso a uma alimentação digna e cheia de diversidade.
ACESSE E DOE PARA O PROGRAMA DE NUTRIÇÃO DA ACRIDAS:
https://www.acridas.org.br/ajude-o-acridas/doacao-direta/