
ACRIDAS ALERTA!
DEPRESSÃO
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão é um transtorno comum em todo o mundo e estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com ela. A depressão atinge tanto crianças, adolescentes e adultos, independente de classe social.
Ainda segundo a OMS (2022), no primeiro ano de pandemia a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25% de acordo com o resumo científico realizado em março de 2022. Um dos principais aumentos nesse número ocorreu por conta do isolamento social, devido às restrições impostas durante esse período. Outros fatores como solidão, medo de se infectar, sofrimento pela perda de familiares e conhecidos, questões financeiras potencializaram a depressão e a ansiedade.
A partir das informações acima, o período pós pandemia trouxe consigo o aumento de pessoas com ansiedade e depressão, não são apenas os adultos que sofrem com esse transtorno, mas crianças e adolescentes também podem desenvolver esse transtorno.
No artigo sobre Depressão na Infância: uma revisão da literatura, a autora faz uma revisão sobre o histórico da depressão infantil, trazendo informações sobre como a depressão pode surgir e de como ela se manifesta na criança.
Segundo a autora a depressão infantil é um transtorno muito complexo e que envolve muitos fatores, apresenta certas semelhanças com a depressão no adulto, entretanto possui algumas diferenças devido a etapa de desenvolvimento na infância.
Alguns fatores que podem contribuir para a depressão infantil segundo a autora, envolve questões contextuais como: famílias disfuncionais, o uso e abuso de substâncias por parte dos genitores, comportamentos antissociais por parte dos genitores. Outros autores trazem comportamentos como: humor disfórico, a autodepreciação, agressividade ou irritação, distúrbios no sono, a queda do desempenho escolar, diminuição da socialização. Importante destacar que esses comportamentos não ocorrem uma vez ou outra, mas são comportamentos contínuos que a criança apresenta.
Acima vimos alguns fatores que são pontos de atenção quando a criança apresenta tais comportamentos, importante destacar que a avaliação de um profissional da área da saúde como um médico Psiquiatra e um Psicólogo possuem o conhecimento para avaliar as questões comportamentais e emocionais citados acima, e a partir dessa avaliação fazer os encaminhamentos e intervenções necessárias para a criança.
Saliento aqui que as informações trazidas são recortes de artigos que falam sobre o tema, o motivo de reforçar sobre é que atualmente vemos uma desinformação exacerbada sobre transtornos mentais, além de vários autodiagnósticos, o que se torna um perigo pois não é realizado por um profissional da área. Importante destacar que toda avaliação deve ser realizada por um profissional especializado, pois ele fara os encaminhamentos necessários e as intervenções necessárias para o melhor tratamento.
Aqui na Acridas a Equipe Técnica composta por profissionais da Psicologia, Serviço Social, Pedagogia e Nutrição e a partir das suas trocas e observações realizadas dentro da sua área de atuação, ao verificarem algum comportamento na criança que apresente pontos de atenção, é realizado os encaminhamentos necessários para atender suas demandas e especificidades com profissionais especializados na área.
Nosso trabalho e compromisso na Acridas é de trabalhar em prol das nossas crianças, visando assegurar todos os seus direitos conforme preconiza o ECA.
REFERÊNCIAS
CARLOS, Karla Alves ; NETO, J. V. ; ARAÚJO, L. S. de . Depressão Infantil: A Avaliação Psicológica Através do Olhar Interventivo. In: X Encontro de Extensão e XI Encontro de Iniciação à Docência, 2008, João Pessoa – PB. Anais/Catálogo de Resumos do X Encontro de Extensão Universitária.. João Pessoa – PB: Editora Universitária/UFPB, 2008.
FRAGA, Bibiana Pereira de; Depressão na Infância: uma revisão da literatura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre; Junho de 2015.
DEPRESSÂO. Organização Mundial da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/depressao. Acesso em: 02/09/2023.
PANDEMIA DE COVID-19 DESENCADEIA AUMENTO DE 25% NA PREVALÊNCIA DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM TODO O MUNDO. Organização Mundial da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/2-3-2022-pandemia-covid-19-desencadeia-aumento-25-na-prevalencia-ansiedade-e-depressao-em. Acesso em: 02/09/2023.
Texto por:

Mais informações: 41 9 8835-5238 (WhatsApp) ou no e-mail [email protected]
CLIQUE E FAÇA SUA DOAÇÃO:
