Captação de Recursos no 3º Setor
O trabalho desenvolvido pela equipe de captação de recursos da ACRIDAS tem como norte a metodologia de um sistema de redes, permitindo a construção e a implementação de ações intersetoriais, criando um caminho de diálogo entre os diferentes campos: educação, saúde, cultura, assistência social e de contatos que não se limitam apenas a aspectos técnicos e institucionais, a essência da questão é o ser humano.
A captação de recursos trabalha para a manutenção de projetos sociais, de forma ética, transparente e tem a participação dos diversos segmentos da sociedade.
Contamos, também, com o respaldo legal da Lei 9.970/99ARt. 9º, que contempla parcerias entre o Poder Público e as OSCIPs (organização da sociedade civil de interesse público), nas três esferas de governo: municipal, estadual e federal para o fomento e a execução de projetos.
A rede de colaboradores ACRIDAS também é composta por pessoas físicas que investem recursos financeiros, outras dispõem do seu tempo para o trabalho social como voluntários, gerando renda direta ou indireta para a manutenção da instituição.
Desenvolvemos os projetos por meio de parcerias com empresas engajadas com a responsabilidade social, todas cooperam de maneira solidária exercendo a cidadania empresarial através da disponibilização de recursos financeiros, bens e serviços.
Para que haja recursos que garantam o avanço nos projetos é fundamental a participação do coletivo. O esforço da coletividade é uma narrativa pertinente para esse momento pandêmico que estamos vivendo. As forças somadas movimentam uma causa e dão voz aos que mais precisam.
Segundo o teórico Sennet “A cooperação é uma troca em que as partes se beneficiam” e com esta visão trabalhamos com a engajamento de atores, que juntos, somam seus esforços e integram o tecido social local.
Prezamos pela sustentabilidade e reaproveitamento de produtos. A equipe ACRIDAS apóia e defende o uso de recursos de forma consciente e sustentável. Os projetos desenvolvidos pela instituição, além de garantir recursos para o trabalho de proteção de crianças em situação de vulnerabilidade, contemplam a melhoria da água, ar e solo.
Acreditamos que juntos podemos construir uma sociedade mais justa, configurada por uma rede de interação e cooperação social em defesa dos direitos de todos.
Por Angela Paula – Coordenadora de Captação de Recursos ACRIDAS