
Segundo o art. 34, §1º, ECA, o poder público incentivará o acolhimento, sob a forma de guarda, de crianças e adolescentes que se encontrem afastados do convívio familiar. A lei preceitua ainda, que a inclusão dessas crianças e adolescentes em programas de acolhimento familiar deve ter preferência ao acolhimento institucional.
A ACRIDAS, em parceria com a FAS – Fundação de Ação Social da prefeitura de Curitiba, executa o Programa Família Acolhedora, que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio da família de origem por meio de medida protetiva, nos moldes do art. 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Como Funciona?
A criança fica, temporariamente, sob os cuidados de uma família participante do programa, até que seja possível a reinserção em sua família de origem, ou que haja encaminhamento para adoção, caso seja necessário.
O serviço conta com o acompanhamento de uma equipe formada por coordenador do programa, psicólogos e assistentes sociais, que dão apoio à família acolhedora, a fim de assegurar as condições do acolhimento, além de acompanhar também a família de origem, com o objetivo de ajudar a superar as dificuldades e promover o retorno da criança ou adolescente à família.
Os principais requisitos para se tornar uma Família Acolhedora são:
▸ Ter mais de 21 anos;
▸ Residir em Curitiba-PR;
▸ Não ter interesse em adoção;
▸ Ter disponibilidade para participar do processo de formação e das atividades do serviço.

Benefícios do Programa Família Acolhedora:
▸ O custeio do Programa Família Acolhedora é, em média, 30% mais barato do que o do acolhimento institucional;
▸ As crianças e adolescentes que estão sob medida protetiva têm a oportunidade de conviver em família;
▸ Maior desenvolvimento neurológico e saúde emocional para as crianças e adolescentes acolhidos;
▸ Ao serem acolhidos, a criança e o adolescente terão uma referência de família.
Acolher é um ato de amor!
Quem ama protege, cuida, preserva, apoia, ampara, aceita, abriga e acolhe. Quer saber mais sobre o serviço de Acolhimento Familiar ou como se tornar uma Família Acolhedora? ENTRE EM CONTATO CONOSCO! Conheça o programa e ajude-nos a prover um lugar seguro para crianças e adolescentes que estão sob medida protetiva.